domingo, 24 de janeiro de 2010

Entrevista - Dr° Geraldo Eugênio Richard Carvalhaes


Dr. Geraldo Eugênio Richard Carvalhaes – CRM 6175 MG
Anestesiologista e Diretor da Clínica da Dor, Belo Horizonte (MG)


Desde 1974, Dr° Carvalhaes, Anestesiologista e Diretor da Clínica da Dor em Belo Horizonte MG, trabalha com o tratamento da Dor. Durante todos esses anos, tratou de aproximadamente cinquenta pacientes portadores de Neuralgia Trigeminal.

A doença, ainda sem conhecimento exato de sua causa, mas a teoria mais aceita pelos médicos neurologistas é a dilatação de uma artéria no Sistema Nervoso Central que endurecida pela arteriosclerose, ao pulsar, entra em contato com o nervo, e induz uma descarga chamada de Hiper-Excitação provocando quadros dolorosos. Atualmente a teoria mais recente indica que há uma hiper-excitabilidade neuronal, como se fosse um foco epiléptico e isso explicaria o uso de anticonvulsivantes com bons resultados.

O trabalho desenvolvido pelo Dr. Carvalhaes, na Clínica da Dor, com o aparelho de Estimulação Magnética Transcraniana, que tem como função estabilizar, excitar ou inibir os neurônios cerebrais, tem obtido resultados positivos em várias patologias, incluindo a Neuralgia Trigeminal.

É um procedimento recente, simples, não invasivo, sem efeitos colaterais, é contra indicado apenas para pacientes que já sofreram cirurgias no cérebro com colocação de clip metálico, como cirurgia para aneurisma, pacientes epilépticos que não estejam tomando medicamentos e os pacientes portadores de marca-passo cardíaco.

No momento, a clínica está com quatro pacientes em tratamento e todos tiveram remissão do quadro, sendo que em um, faz o tratamento de suporte com uma aplicação mensal, tendo em vista que é um paciente crônico e refratário a diversos outros tratamentos. “Acredito que a técnica apesar de recente, irá fazer uma verdadeira revolução na área médica, pois sua indicação terapêutica tem se estendido para várias outras patologias neurológicas e psiquiátricas, como: Depressão; Parkinson: Distonias: Zumbidos; Esquizofrenia; Epilepsia, Sequelas de AVC (Acidente Vascular Cerebral), além dos quadros de dores crônicas. Com o advento da estimulação magnética, um novo horizonte se abriu e hoje, acredito que um leque maior de patologias psiquiátricas e neurológicas poderão se beneficiar e muito desta técnica”, conclui Dr. Carvalhaes.



Serviço
Dr. Geraldo Eugênio Richard Carvalhaes – CRM 6175 MG
Rua Bernando Guimarães, 2746 – Santo Agostinho – BH/MG
Contato: (31) 3337-3516
E-mail: clidor@terra.com.br
www.clinicadedor.com

3 comentários:

  1. Eu sinto essa dor À 9 anos.
    Moro no Estado do Rio de Janeiro, e alguns anos venho tentando encontrar um médico que entenda bem desta dor insuportável, aqui eu ñ consigo encontrar um neurocirurgião que se enteressa por esta dor, pois eles dizem que à vários riscos na cirurgia, a única coisa que eles fazem é passar remédios como Tegretol e Rivotril. Alguem conhece e pode me indicar algum neuro bom aqui no Estado do Rio de Janeiro?

    ResponderExcluir
  2. Eu também tenho dores de cabeça crônicas (com crises agudas recorrentes) e por isso criei um blog para compartilhar minhas experiências e dessa forma tentar ajudar as pessoas que passam por problemas semelhantes.
    endereço do meu blog é: http://doressemdiagnostico.blogspot.com
    Att
    Maria Amália

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir